clonagem : continuação






Clonagem

Desde os tempos mais remotos o ser humano sonha com a clonagem,seja para clonar alguém que já se foi,ou até mesmo,ter alguém igual a si.. Mas quando isso se torna realidade surge várias opiniões
Do ponto de vista religioso,de acordo com os cristãos,Deus é o único criador da vida e só ele tem o direito de modificar sua criação,pois retira a santificação do corpo que é o templo do Espírito Santo.. De acordo com os espíritas é ainda mais complexo do que parece,pois envolve a questão da alma e da harmonia corpo e espírito.
Do ponto de vista científico existe outra visão,pois eles acham que poderiam salvar animais em extinção e quem sabe descobrir a cura para algumas doenças. .Mas clonar um individuo não é uma tarefa fácil,em exemplo é a ovelha Dolly que mesmo sendo recente seu nascimento sua aparência era velha.
Particularmente concordo com certos tipos de clonagem como a clonagem das células do sangue, porque pode melhorar a vida de uma pessoa leucêmica,e a respeito da clonagem de órgãos,pois pode ser restituído,às pessoas que estiverem com eles debilitados.
Não concordo com a clonagem de um individuo todo por completo, apesar de ter uma chance muito remota disso acontecer, como ficaria o psicólogo de alguém que sabe que é somente uma réplica de uma pessoa e que não tem a originalidade? Também acho que a vida é única e não devemos “usar” ninguém.

Maurian, 1°A N°23














Uma manipulação barata da vida!

A clonagem na minha opinião e uma produção de indivíduos geneticamente iguais,é um processo de reprodução assexuada que da como resultado,a obtenção de cópias geneticamente iguais de um mesmo ser vivo de qualquer espécie.
Segundo o Dr. Richard Seed, um dos principais propulsores da clonagem humana, sugere que um dia, poderá vir a ser possível inverter o processo do envelhecimento devido à aprendizagem que nos é fornecida através do processo de clonagem. Em meu ponto de vista,isso e errado,pois Deus fez a vida pra ser cumprida com seu ciclo natural.
Existem cientistas que acham a clonagem uma boa maneira de diminuir da extinção de animais,ou clonar animais já extintos
A clonagem pode parecer uma boa maneira de reproduzir animais extintos,mais ela também tem seus malefícios como por exemplo,a perda de variabilidade genética,pode ser alvo de descriminação pela sociedade,e principalmente estão sujeitos a terem problemas psicológicos desconhecidos,a clonagem humana destrói a ordem social e confunde o significado da paternidade e as relações familiares da criança clonada,nós humanos temos o direito de nao sermos criados como objetos de experiências,
Um grupo de cientistas liderados pelo cientista Lan Wilmut,criaram a primeira copia genética (clonagem)a partir de uma célula somática pesquisa, eles usaram uma célula da glândula mamária,cujo o núcleo foi retirado e transferido para um óvulo anucleado. Nesse tipo de clonagem,o animal não vive muito tempo.
A Palavra de Deus ensina que fomos criados conforme a imagem de Deus (Gênesis 1:26-28). O ser humano é totalmente diferente de todo o restante da criação, pois só ele foi criado com sua imagem e semelhança.
''A vida é uma criação, não uma mercadoria. Nossos amigos,parentes são presentes que precisamos amar e proteger, não produtos que devemos projetar e fabricar. Permitir a clonagem seria dar um importante passo para nos transformarmos numa sociedade em que seres humanos são desenvolvidos para a obtenção de órgãos como peças sobressalentes, e crianças são projetadas de acordo com as especificações dos clientes. Isso não é aceitável”.Pra min,a clonagem e apenas uma manipulação barata da vida!.



Rayson Andrade - 1º ano A


Imitando Deus




Com relação à clonagem, eu acho que de certa forma eu concordo, mas apenas em certos pontos, porque eu acho que o homem não e capaz de clonar a alma.
A clonagem tem lá seus pontos positivos, porque os clones podem servir de doadores de órgãos, de sangue e etc. Dizendo em relação a seres humanos.
A clonagem em animais já foi feita, e foi obtido o sucesso, o clone da ovelhinha dolly ficou mundialmente conhecido. A clonagem em animas tem como principais objetivos: a preservação de animais em extinção; o desenvolvimento de animais imunes a algumas doenças que são contagiosas; a réplica de células humanas para tratamento de doenças, como: pâncreas para diabéticos e de células do sangue para os leucêmicos.
A ciência define clonagem como: A Clonagem é o processo natural ou artificial em que são produzidas cópias fiéis de outro indivíduo (homem, animais, etc.), ou seja, a clonagem é o processo que formará um clone.
A minha opinião vai meio que de encontro com a da igreja, eu acho que essa historia de clone humano ou animal e uma afronta as leis de Deus, o homem tem como intenção (por causa de sua ambição) “imitar” a Deus.
Mas talvez até tenha certas vantagens. Pode ser que em meio a toso esse processo de clonagem se encontre a cura para varias doenças, talvez até pra AIDS (o que eu acho que já existe a cura).
A clonagem tem seus riscos e benefícios, segundo o Dr. Richard Seed um dos grandes propulsores da clonagem humana com o tempo pode-se reverter o processo de envelhecimento, podia ser utilizado pra reverter os ataques cardíacos, reverter à infertilidade, evitar a síndrome de down às mulheres com probabilidade de terem filhos com esse problema podem reverter à situação através da clonagem, curar a leucemia esse se espera ser um dos primeiros benefícios dessa nova tecnologia.
Mas como tudo nessa vida tem também seus riscos que entre muitos são; podem comprometer a individualidade, perda da variabilidade genética, envelhecimento precoce, lesões, tumores, baixa imunidade, mercado negro de fetos (trafico de bebes, que, aliás, hoje já existem em inúmeros lugares) os clones poderão e com toda certeza serão alvos de criticas e preconceito.
Eu acho que esses são também alguns dos motivos pelos quais a igreja condena a clonagem.
A sociedade é muito dividida com relação a essa questão e tudo que está envolvida nela. São varias opiniões e muita discussão em todo lugar, independente de raça, classe social ou religião.
Essa é a minha opinião.

Sabrina – 1ºA



Clonagem

A clonagem é uma heresia,uma blasfêmia contra a perfeição da criação de Deus.
Mas algumas pessoas então questionam:”Mas é quando se trata de pesquisas em favor da vida?
Persisto em minha opinião.
A ciência,de um modo geral, tenta bular os princípios éticos e morais de um Deus perfeito e onipotente.
A clonagem interfere diretamente no princípio de que o homem é a única e perfeita imagem de seu Criador.
Uma nova vida pode ser gerada,mas mesmo que os aspectos biológicos sejam idênticos, o espírito é um só. Essa é uma questão relevante ,ainda mais que qualquer clone não será igual á maravilha original,o que levou milhares de séculos para a natureza construir, o homem não pode fazer melhor em alguns anos
A vida é concedida por Deus, e o homem e a ciência por mais avançada que sejam, não podem e nunca vão ter esse dom de conceder a vida. A ciência pode descobrir meios de detectar doenças no corpo humano e varias outras coisa, sem ter que estar clonando seres humanos.
Penso que a clonagem terapêutica pode sim ser utilizada, pois serve para curar vidas,utilizando assim os embriões que muitas vezes são jogados fora,como se não tivessem nenhuma serventia.
Em outro caso é a clonagem de animais em extinção. Com o funcionamento da clonagem de animais extintos as pessoas não vão mais se preocuparem em preservar os animais, pois vão estar clonando-os ,o que seria uma ignorância tamanha.
Concluindo,pra mim a clonagem serve quando vai ser utilizada pra salvar vidas. a partir do momento que for somente para questões estéticas(clone de uma pessoa inteira) ultrapassa e compromete todo o propósito da criação.













Karyne – 2ºB










Humanos


A clonagem é um tema cheio de polêmicas, sendo até mesmo abominado pela maioria da sociedade cristã, que acredita que somente um único ser, Deus, é capaz da criação humana. Porém, os cientistas e as pessoas que concordam com essa prática, acreditam que será um grande avanço pra unidade (com certeza será), sento utilizada contra doenças ou contra o saudosismo de pessoas que acabaram de perder alguém querido: animal ou gente. Consegui definir uma idéia, depois de muito pesquisar sobre o assunto e descobrir várias coisas. Sou contra. Mas não sou contra por nenhum fanatismo religioso, a minha opinião não tem nenhuma ligação com a religião. Sou contra porque minha idéia sobre o ser humano é muito objetiva. O ser humano é o ser mais complexo que existe, tendo sentimentos, vontades, pensamentos. Sente raiva, dor, medo, angústia, sente tudo. As pessoas nascem à sua maneira, nascem bonitas, feias, diferentes. Cada um têm o direito de ter sua característica marcante, seu traço único, seu jeito próprio. Transformar em dois iguais um ser tão original, tão único, literalmente não tem graça. Não acho que deveria usar a palavra "graça", mas não tem o que falar. É óbvio, está na cara demais, que ninguém tem, e ninguém deve ser igual à ninguém. É tão bom conhecer pessoas diferentes, inteligentes ou burras, interessantes ou não e aprender um pouco com cada uma delas, pra que um clone?


Se um animal morre, ele deve morrer. Se uma pessoa morre, ela deve morrer. Não é fácil pra ninguém, tanto eu como muita gente já perdeu animal de estimação, e alguém que amava. Mas uma hora tem que acontecer, pra que adiar? Pra que produzir um novo órgão ou "antídoto" pra alguém que precisa morrer? Se não morrer em dois meses pode morrer em dois anos. E aí? Não vai ser a mesma coisa? Todo mundo não tem que passar por isso?


As pessoas tem medo da morte, esse é o problema. Ninguém entende que amanhã pode ser velado e enterrado, e até mesmo esquecido. E se não quer morrer porque não vive uma vida saudável? Porque não para de fumar, de beber, de praticar excessos? Porque não se inspira nisso pra viver até os cem anos?


Porque ninguém nasceu pra viver uma vida perfeitinha, ninguém consegue viver sem as coisas boas que existem, e que o próprio homem (que tem medo da morte) criou. Todo mundo só pensa e teme de verdade a morte quando está próximo à ela. Mas é a ordem natural das coisas, tudo que um dia começa, termina, tudo que um dia nasce, morre. E eu persisti no tema clonagem em humanos, porque essa é a maior ambição do homem. O resto é mais fácil de conseguir, e é claro que o ser humano como o ser magnífico que é, sonha alto, demais.




Tayra Mendes – 2ºB

Nenhum comentário: