CLONAGEM: O QUE PENSAM OS JOVENS DE HOJE

Quem disse que o jovem não está preparado para debater assuntos polêmicos como a Clonagem Reprodutiva e Terapêutica está enganado. Durante o mês de Setembro de 2009 os alunos do 1º e 2º ano do CTPM/GV puderam pesquisar sobre este tema e assim refletir e formarem opniões diversas, ponderando aspectos éticos, religiosos e biológicos sobre o assunto.



Foi proposto então que colocassem no papel todas suas firmações e questionamentos...com certeza é um assunto que teve até abordagens que muitos de nós não havíamos colocado em questão... e que vale a pena você conferir e refletir!









Clonagem: Polêmica para todos!


Na minha opinião, qualquer tentativa de clonar um ser humano seria uma experiência antiética para a criança que iria nascer, tendo riscos de má formação, alem do que, não sabemos se no futuro seria difícil para a mesma reconhecer e aceitar sua diferença em relação às outras pessoas. Isso criaria sérios problemas para a pessoa clonada, por sua aparência ou genótipo serem iguais a de outro ser, e pelo fato de ser gêmea de uma pessoa que podia ser seu “pai” ou “mãe”, se é que ainda podemos chamar-lhes assim.



Mas como tudo na vida, existem pessoas que descordam que o genótipo é identidade ou individualidade, e negam o fato de que a criança possa vir se queixar de ser uma copia, que é o caso de Ruth Macklin.

Na opinião de James Nelson, uma criança do sexo feminino clonada da sua “mãe” pode desenvolver um desejo de se relacionar com o seu próprio “pai” e pode procurar o pai da sua “mãe”,que seria afinal, irmã fêmea biológica.
Joel Feiberg caracterizou isso através da seguinte frase “direito do filho a um futuro em aberto”.Segundo ele, seria errado que os pais limitassem as oportunidades que estariam disponíveis para seus filhos, e poderiam crescer na mesma comunidade que seus pais.


Kass, diz ter medo que a reprodução assexuada dê lugar a um aumento do numero de pais solteiros a educar seus filhos.
Keith Camrbell, o primeiro criador do clone de um mamífero (a ovelha Dolly) diz não ser a favor da clonagem de seres humanos. Para ele, a ciência ainda não avançou o suficiente para que possam ser clonadas pessoas, e diz que o processo ainda não tem muita eficiência, por perder muitos embriões, diz também, não ver motivos para clonar humanos.


Já o doutor em Teologia da arquidiocese do RJ, Dom Estevão Bittencourt, diz que na opinião dele, os cientistas estão “mexendo com Deus” e que tratam “seres humanos como objeto”. Para a igreja isso é imoral e antiético.
Todos nós temos nossas crenças, noção de diferença entre o certo e errado, existência ou não de Deus, e todos nós interpretamos a questão da clonagem de formas diferentes.

CRISTIANE LOPES – 1ºB







DESAFIANDO O PODER DEUS
Se tratando de um conceito científico, eu diria que um clone é um ser formado em laboratório através de uma célula de um certo indivíduo, criando um ser idêntico ao original.
Em um conceito espiritual, eu acho que a criação do primeiro clone ”no caso da ovelha Dolly”, foi uma tentativa de o ser humano tentar desafiar um poder que só Deus tem, que é o de dar a vida. Creio que um ser clonado não tenha alma, porque se foi criado por seres humanos o clone não é um ser “completo”, “perfeito”, pois nada feito por mãos humanas é perfeito.
Em um conceito filosófico penso que os homens por não quererem admitir que creem e precisam de uma religião justamente para não terem que seguí-la, por isso estão sempre tentando se superar, mostrando que são seres independentes e auto suficientes em tudo, mas no fundo não há nenhuma hipótese científica que comprove de onde surgiu o universo ou os seres vivos, a não ser por alguma crença ou fé no invisível.
Vou terminar fazendo um comentário à parte. Eu sempre fui fascinada por alquimia(e também por muitas outras teorias e religiões, aliás eu gosto muito de estudar sobre outras religiões que são até “rejeitadas” pela igreja assembléia, e uma coisa eu sempre concordei com a alquimia: que um ser clonado não tem alma. No meu ponto de vista um ser clonado tem consciência, já que ele tem um cérebro ele pode fazer escolhas e ter sentimentos, mas como foi criado por mãos humanas não pode conter uma alma, eu creio que quando um clone morre, já que ele não tem uma alma, ele apenas se decompõe e some da face do universo.
Daniela Crístie Januário 1° B


Clonagem: eis a questão



A clonagem de seres vivos tem sido um vasto campo de experimentos científicos há várias décadas, porém o tempo só chegou ao público em 1997 quando foi anunciada a primeira clonagem bem sucedida de um mamífero – a ovelha Dolly. Desde então, vários cientistas expressaram o objetivo de clonar um ser humano, e essa é a grande questão.
Seria pelo medo do novo? Até quando vão impedir e retrair o progresso da ciência?. Usam de vários argumentos, apelando as vezes até para o lado religioso, mas será que de tudo isso que a ciência nos oferece podemos absorver somente coisas ruins? Não.Hoje, com o avanço dos estudos, a clonagem vem sendo desenvolvida, não para realizar as fictícias imaginações dos seres humanos, como por exemplo, dos propósitos da clonagem humana é a qual o DNA de uma pessoa é utilizado para criar um embrião. Ao invés de inserir este embrião em uma mãe de aluguel, suas células são usadas para produzir células-tronco que são capazes de evoluir para diversos tipos de células do corpo. Estas células-tronco podem, portanto, serem utilizadas para criar órgãos humanos, tais como corações, fígados e pele. Estas células-tronco também podem fazer crescer neurônios capazes de curar aqueles que sofrem de doenças como o mal de Parkinson, de Alzheimer ou síndrome de Rett, cientistas também estudam a possibilidade de clonar as células de uma pessoas e consertar genes mutantes. Já o propósito mais polemico é de replicar as pessoas que já faleceram no intuito de amenizar a perda dos entes queridos, são esses e muitos outros beneficios.
É um pouco irônico que muitos países do mundo que tentam banir a clonagem humana permitam o aborto. Por que a lei destes países permite que um feto seja destruído, mas não autoriza o sacrifício de embriões para a criação de vidas novas? Este é, contudo, um argumento simplório, pois não leva em consideração as ramificações da clonagem humana em si e apenas argumenta com as lógicas da lei.
Até quando vai haver essa caça as bruxas no mundo cientifico, o homem quer evoluir, mas seu pensamento é retrógrado!, a ciência é acuada como se estivéssemos na época medieval. Tomara que as autoridades sejam inteligentes e visionarias o bastante para ver o que estão impedindo.
Todos nós devemos analisar as possíveis conseqüências da clonagem humana, pois ela é sem dúvida, uma das mais controversas e revolucionárias novidades da nossa história.

Angélica Gil - 2ºA


Destruição ou Salvação?


A palavra clone é utilizada para definir o conjunto de indivíduos que deram origem a outros por reprodução assexuada. O termo foi criado em 1903, pelo botânico norte-americano Herbert J. Webber, segundo ele, o clone é basicamente um descendente de um conjunto de células, moléculas ou organismos geneticamente igual à de uma célula matriz. A clonagem pode ocorrer em processos naturais ou artificiais em plantas, humanos e seres como bactérias e outros organismos unicelulares. A principal razão de clonar plantas e animais é reproduzir em massa organismos com qualidades desejadas, como uma orquídea premiada ou um animal fruto de engenharia genética, repopular especies ameaçadas ou até extintas. Outros animais são clonados para a produção de alguma substancia, como as ovelhas que produzem a insulina humana. Alguns cientistas acreditam que se tivéssemos de recorrer apenas à reprodução sexuada para produzir em massa esses animais, correríamos o risco de não alcançar as características desejadas, porque a reprodução sexuada embaralha o material genético.
Na pratica, o governo norte americano considera ilegal a clonagem dos humanos. “Não há nada de imoral usar a clonagem em beneficio da humanidade, mas é inconcebível cogitar o nascimento de crianças clonadas”, disse o presidente Clinton.
De acordo com várias opiniões especializadas, essas crianças nasceriam com o organismo pré-disposto a ter alguma doença que o humano a quem foi clonada, teria.E na com a ausencia de autonomia do ser, como se ele devesse responder automáticamente àquilo que se espera dele. Para o processo de evolução a clonagem é uma perca de tempo. Para a evolução de determinada espécie ocorrer de uma boa forma, é necessário a mistura do material genético para a variação. Com a clonagem, teremos dois seres geneticamente idênticos, sendo assim, inutil. Após algumas experiencias com animais, como a ovelha Dolly, aconteceu o que os historiadores temiam.
Essas experiencias despertaram o Dr. Maluco, que atende pelo nome de Marc Riyard, é biólogo e vive em Montreal, no Canadá, onde integra o Movimento Religioso Raelian. Esse pessoal fundou uma empresa que fornece serviços chamado Clonaid, capaz de satisfazer fantasias derivadas de Dolly, como de pais que querem clonar seu filho em coma, um milionário que gostaria de ter um clone no congelador, caso precise de algum orgão.
Em uma pesquisa junto a representantes de religiões no Brasil, levantou-se que o Espiritismo e a Umbanda são a favor da clonagem terapêutica e reprodutiva; que o Judaísmo é favorável somente à clonagem terapêutica; e que mesmo os rabinos mais ortodoxos acreditam que o embrião "ainda não é vida". O Catolicismo é amplamente contra qualquer tipo de clonagem, para eles, é a cópia de um ser humano, mesmo no estado de embrião. Um outro risco da clonagem é o fato de que ela vai gerar pessoas com menos riscos de doenças e aumentar a longevidade, por exemplo, para além dos 100 anos. Hoje, mesmo sem clones, há uma previsão de que em 2.050 a Itália, por exemplo, terá crianças sem parentes vivos por perto, como por exemplo tios ou primos. Ela só irá conhecer seus pais e isso vai influenciar em sua formação e educação. Só na China, segundo os números de Anderson, já existem 50 milhões de mulheres a menos devido à política de estímulo de nascimento de filhos homens.
Essa manipulação pode gerar problemas futuros como o baixo indicie de crianças que desencadeará vários outros problemas, que somente começamos a ver agora. Como sabemos pela História, que tudo que o homem descobre ou inventa, é usado, por pior que seja. O grande exemplo terrível é o da descoberta da energia do átomo, que levou a construção da bomba atômica, resultando em várias mortes. E com a clonagem? O que o homem fará?
A humanidade fica a se perguntar. Será nossa salvação ou nossa destruição?

Larissa Marie - 2ºA


Clonagem: Brincado de ser Deus?


Clonagem, talvez um dos temas mais discutidos hoje em dia é um tema que divide a população em duas partes: Aquelas que apoiam as pesquisas e aquelas que são totalmente contra. E você, e contra ou a favor? Qual seria a finalidade de se criar um clone? Brincar de ser Deus?
A ONU (Organização das Nações Unidas) após três anos de discussõesdecidiu proibir a Clonagem Humana. Após o pronunciamento da ONU o embaixador da Costa Rica afirma: "Estamos muito satisfeitos e comprazido com o fato de que após anos de ações, a ONU tenha tomado uma ação essencial, já que com esta declaração se envia uma mensagem ética, moral e político a todos os países".
Um dos maiores opositores a Clonagem Humana é a igreja católica, que afirma que todo tipo de Clonagem Humana deve ser banida a nível internacional, eu acredito que também mais do que a metade da população também concorde com ela, pois clonagem não se tem uma finalidade para a Clonagem.
Houve rumores de que a clonagem seria usada para clonar o ser Humano e mais tarde quando essa pessoa ficasse doente, como precisar de um órgão, pegasse o órgão do clone. Isso não seria desumano? Afinal, clone também alem de tudo não seria um ser humano? Não teria sentimentos? Não sentiria dores?
Talvez esse assunto ainda tenha muito o que repercutir, porque ainda estamos no inicio de uma nova geração tecnológica, onde ainda tem muita coisa a se fazer e descobrir.
Espero que esse assunto seja esquecido por muito tempo, clonar não é apenas fazer um ser humano idêntico ao outro, é também querer BRINCAR DE SER DEUS.

Pedro Igor - 2ºA








Um comentário:

Anônimo disse...

Nunca foi identificado se realmente temos alma pois nunca foi encontrada e sim a ciência explica como tudo pode ter vindo a existir se você pesquisar saberá e você fala em deus, pois bem, qual deles?