Anorexia, fique ligada!

Todos estamos consternados com a morte de duas jovens, a modelo Ana Carolina e a estudante Carla Cassali, ambas vítimas da anorexia nervosa.
Dr. Marco Antonio De Tommaso

Nenhuma delas fez dieta para morrer, mas, infelizmente, o óbito ocorreu. Espere, eu não estou dizendo que "dieta mata" ou que leva à anorexia. O que ocorre, se vocês acompanharam os fatos, é que se tratava de duas jovens magras e bonitas, mas que se viam gordas ou inadequadas.


tInham o que chamamos de alteração da imagem corporal. Tudo o que estou comentando com vocês não quer dizer "parem de fazer dieta!" ou "engordem"! Não! Claro que não. Apenas façam com bom senso, com orientação, sem pressa, sem loucuras. Se for o caso, orientem-se com uma nutricionista. Se as moções estiverem no meio, com ajuda psicológica. Não compre remédio pela Internet.






Não tomem NENHUM medicamento sem a estrita prescrição médica. Vocês devem fazer exercícios físicos, praticar esportes, cuidar do corpo. Mas lembrem-se, tudo o que é demais, pode fazer mal. Conversem com o educador físico. Não tomem nenhum tipo de medicamento para "queimador de calorias", nem que lhe digam que é "natural". Cuidado com produtos como "hormônio do crescimento". Poderão lhe dizer que queimam calorias, que diminuem a gordura do corpo, etc. Só não lhe dirão que, tomado fora de hora e de forma indiscriminada, causa câncer, diabetes, problemas de coração, rins e outros. Cuidem de seu maior patrimônio: A SAÚDE.


Vejam agora, em breves linhas, o que é anorexia.


1. O que é Anorexia Nervosa?


A anorexia é caracterizada por um processo de inanição auto provocado pelo medo mórbido de engordar. Pode ter início numa dieta inocente para perder peso que vai sendo drasticamente restrita até tornar-se um semijejum. Quanto mais magra estiver, mais gorda a anoréxica se vê. Com a progressão da anorexia a menstruação cessa. Há práticas excessiva de exercícios físicos para acelerar o emagrecimento. Há uma obsessão pela magreza e pelo emagrecimento. A pronunciada queda de peso não satisfaz a anoréxica que permanece obstinada em seu propósito de emagrecer. A idade de maior incidência da doença é por volta de 14 anos. Porém, existem casos ainda mais precoces e é raro seu aparecimento após os 40 anos. 0,5 a 1,0% da população feminina apresenta anorexia diagnosticada, fora os casos de meninas pré-anoréxicas. E a maior incidência é no gênero feminino (90%).


2. Quais as conseqüências da Anorexia?

A anorexia vem acompanhada de depressão em 50 a 75 % dos casos. 15 a 20% das anoréxicas morrem por suicídio, parada cardíaca, inanição. Das sobreviventes, 50% apresentam seqüelas permanentes, físicas e/ou psicológicas. É o transtorno psicopatológico que apresenta maior mortalidade. A suspensão da menstruação por muito tempo pode ocasionar atrofia do útero e esterilidade futura.


3. Quais as características que devemos observar em filhas, amigas ou alunas?


a. Mesmo muito magra a pessoa procede como se estivesse em dieta. Conta obsessivamente as calorias, pesa os alimentos, mede líquidos, REVELA MEDO EXCESSIVO DE ENGORDAR, pula refeições ou elimina certos alimentos que considera "engordativos". Faz exercícios compulsivamente, vai além da dor e sente-se culpada quando não faz.

b. Vomita após as refeições. Esse sintoma é difícil de observar. Dica: se a pessoa vai sistematicamente ao banheiro após as refeições e permanece por muito tempo no local, FIQUE ATENTA.

c. Toma laxantes e diuréticos. Dica para identificar a atitude: queixas de cólicas abdominais, inflamações anais ou descontrole intestinal.

d. Dissimula a magreza. Usa roupas muitas folgadas ou sobrepostas para esconder a magreza da família e dos amigos. Fazem penteados que escondem a proeminência das maças do rosto.

e. Preocupação excessiva com peso, dieta, forma física e exercícios. Supervalorização destes fatos. Tais assuntos passam a ser pontos centrais em sua vida.


f. Mudanças progressivas de comportamento. Afastamento das pessoas: isolamento social e familiar. Elas ficam desconfiadas.

g. Pode apresentar irritabilidade, tristeza, raiva, zangar-se com facilidade e tornarem-se difíceis de lidar. Presença de Depressão.


h. Sintomas de desnutrição. Tontura, desmaio, fadiga, cansaço, sono de mais ou insônia.Inchaço no corpo, especialmente nas pernas.


4. Qual o tratamento da Anorexia?

O tratamento da Anorexia é interdisciplinar e engloba médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiras e outros. A ANORÉXICA OFERECE GRANDE RESISTÊNCIA AO TRATAMENTO. COSTUMA DIZER "ESTOU GORDA E NÃO DOENTE". POR ISSO É FUNDAMENTAL A PREVENÇÃO, MAIS QUE EM QUALQUER OUTRA MOLÉSTIA.


SE VOCÊ TEM FILHAS, ALUNAS, AMIGAS, PARENTES OU CONHECIDAS COM ESSAS CARACTERÍSTICAS, NÃO EXITE! PROCURE AJUDA! É PREFERÍVEL PECAR POR EXCESSO DO QUE CORRER RISCOS!




VÍTIMAS FATAIS DA ANOREXIA






Modelo Ana Carolina Reston foi uma das vítimas da anorexia nervosa






chilena de 17 anos




Maiara Galvão Vieira, de 14 anos

Nenhum comentário: