MONERAS






MONERAS









Tudo indica que os moneras tenham sido os primeiros seres vivos do planeta. Mas até o século XVII, quando o microscópio foi aperfeiçoado, ignorava-se a existência desses e de outros minúsculos seres vivos de tamanho muito reduzido, que não podiam ser vistos a olho nu (microorganismos). Atualmente, existem cerca de 5 mil espécies de moneras, grupo constituído pelos microorganismos menores e mais simples — bactérias e cianobactérias. Ambos possuem uma capacidade excepcional para sobreviver em todos os tipos de ambiente, desde as águas quentes de algumas fontes termais até o gelodos glaciares. Os organismos pertencentes a este grupo são unicelulares, isto é, formados de uma única célula.















Onde são encontrados os moneras?










Os moneras são encontrados nos mais variados ambientes e em condições que se julgam desfavoráveis à manifestação de qualquer tipo de vida, como temperaturas muito altas.
As cianobactérias são encontradas em solos úmidos, recobrindo rochas e troncos de árvores, e na água doce ou salgada. Também podem ser encontradas vivendo no corpo de animais.
No nosso intestino, por exemplo, existem bactérias que produzem vitaminas do complexo B. O uso de antibióticos pode provocar a alteração nessa flora intestinal, causando diarréia. Este é mais um motivo por que esses medicamentos só devem ser usados com indicação médica.









De que se alimentam os moneras?










As bactérias podem ser autótrofas mas a maioria é heterótrofa, obtendo os nutrientes pela decomposição de matéria orgânica. Um exemplo de bactérias heterótrofas são as que se nutrem vivendo associadas a outros seres vivos, como as que digerem celulose no estômago de ruminantes, por exemplo o boi e o carneiro.






As cianobactérias são autótrofas, ou seja, elas fazem fotossíntese. Além da clorofila, que é um pigmento de cor verde, a cianobactéria pode conter pigmentos de outras cores em sua célula e, por isso apresentar diferentes colorações.















Como se reproduzem os moneras?










As bactérias podem se reproduzir com grande rapidez, dando origem a um número muito grande de descendentes em apenas algumas horas. A maioria delas reproduz-se assexuadamente, por cissiparidade, também chamada divisão simples ou bipartição. Nesse caso, cada bactéria se divide em duas outras bactérias geneticamente iguais, supondo-se que não ocorram mutações, isto é, alterações em seu material genético






Em algumas espécies de bactérias pode ocorrer recombinação de material genético. É o caso da conjugação, fenômeno descoberto quando duas variedades de bactéria Escherichia coli foram criadas juntas. Nesse processo, duas bactérias geneticamente diferentes se unem por meio de pontes citoplasmáticas. Uma delas, a bactéria doadora, injeta parte de seu material genético na outra, a bactéria receptora. Então, as duas bactérias separam-se e, no interior da bactéria receptora, ocorrem recombinações gênicas.









Em seguida, essa bactéria reproduz-se assexuadamente por cissiparidade dando origem a novas bactérias, portadoras de material genético recombinado. A conjugação possibilita o aumento de variabilidade genética da população bacteriana, o que contribui para a sua adaptação a determinado ambiente












Bactérias patogênicas










As bactérias patogênicas são aquelas que causam doenças, como a tuberculose e a lepra, além de outras que você estudará a seguir.



Os antibióticos são medicamentos utilizados no combate às doenças causadas por bactérias; porém, o seu uso não deve ser indiscriminado, isto é, sem receita médica ou po períodos de tempo incorreto. Isso acaba por selecionar e favorecer linhagens de bactérias resistentes, dificultando a cura de várias infecções.






A seguir, as principais doenças causadas por bactérias ao ser humano:







Tuberculose
Hanseníase
Cólera
Tétano
Meningite
Difteria
Leptospirose
Coqueluche
Sífilis

Gonorréia

5 comentários:

ELLA disse...

resumão da prova né?!

Unknown disse...

taaaah demais esse resumo viiiu !

Lucas disse...

Que letra é essa..
kkkkkkk

Mas da pra ver msm..

Bjao fessora!!

Unknown disse...

isso é muito interessante estudei tanto que virei um a nerd

Unknown disse...

muuuuuuiito bom mesmooo