DIVISÕES CELULARES - 1º ANO













DIVISÕES CELULARES













Divisão celular é o processo através do qual uma célula (chamada célula-mãe) se divide em duas células-filhas. Nos organismos multicelulares, este processo pode levar ao crescimento do indivíduo (por crescimento dos tecidos), ou apenas à substituição de células senescentes por células novas. Nos organismos unicelulares, como as bactérias e muitos protistas, este é o processo de reprodução assexuada ou vegetativa.
As células
procarióticas dividem-se por fissão binária, enquanto que as Eucarióticas seguem um processo de divisão do núcleo, chamada mitose, seguida pela divisão da membrana e do citoplasma chamado citocinese.
As células
diplóides podem ainda sofrer meiose para produzir células haplóides - os gâmetas ou esporos durante o processo de reprodução. Neste caso, normalmente uma célula dá origem a quatro células-filhas embora, por vezes, nem todas sejam viáveis.

DICAS DE ANIMAÇÕES IN FLASH SOBRE DIVISÕES CELULARES

http://www.edumedia-sciences.com/fr/a70-mitose

http://rapidshare.com/files/225233951/meiose.swf.html

http://www.johnkyrk.com/meiosis.html













MEIOSE X MITOSE A NÍVE DE CROMOSSMOS




























FASES DA MEIOSE E DA MITOSE

MEIOSE





MITOSE


ALTERAÇÕES CROMOSSOMIAIS




ALTERAÇÕES CROMOSSOMIAIS

As aberrações cromossômicas podem ser numéricas ou estruturais e envolver um ou mais autossomos, cromossomos sexuais ou ambos. As aberrações cromossômicas numéricas incluem os casos em que há aumento ou diminuição do número do cariótipo normal da espécie humana, enquanto as aberrações cromossômicas estruturais incluem os casos em que um ou mais cromossomos apresentam alterações de sua estrutura.


1- ALTERAÇÕES NUMÉRICAS


1.1- EUPLOIDIAS

As alterações do tipo euploidia referem-se ao conteúdo genômico total do indivíduo, ou seja, todos os seus cromossomos são duplicados (diploidia – condição normal) ou todos são triplicados (triploidia) e assim por diante. Em humanos, o haplóide (com conjunto cromossômico sem homólogos) não é viável e em alguns poucos casos observam-se as outras poliploidias. Seres humanos completamente triplóides são muitos raros e os poucos casos conhecidos são os abortos espontâneos ou natimortos. Alguns vivem por poucas horas. Em todos os casos há malformações múltiplas e grosseiras. Avalia-se que aproximadamente 15% de todos os fetos espontaneamente abortados são triplóides e tetraplóides. A poliploidia em humanos, seja completa ou em mosaicismo, leva a profundas anomalias e morte.







1.2- ANEUPLOIDIAS

A aneuploidia é a situação em que o número de cromossomos não é um múltiplo exato do número haplóide característico da espécie. Nesse caso pode haver trissomia (três cromossomos de um determinado tipo), Monossomia (um cromossomo apenas) e nulissomia (falta um par de cromossomos homólogos).

Trissomias: Nos seres humanos foi avaliado que aproximadamente 4% de todas as gestações clinicamente identificadas possuem alguma forma de trissomia. Além disso, em fetos humanos abortados já foi encontrada uma trissomia para cada um dos cromossomos. As trissomias autossômicas totalizam 47,8% de todos os fetos anormais. As mais comuns são encontradas nos grupos D, E e G. As que envolvem os do grupo A, B, C (excluindo o X) e o cromossomo 16 nunca chegam a termo, sugerindo que provocam um desequilíbrio genético tão drástico que não possibilitam a sobrevivência. Entre as mais comuns estão a trissomia do 21 (Síndrome de Down), 18 (Síndrome de Edwards) e 13 (Síndrome de Patau). As trissomias (juntamente com polissomias) do cromossomo X associado ao cariótipo masculino compõem a Síndrome de Klinefelter, onde a masculinização secundária é afetada, além de características congênitas. A trissomia do cromossomo X, em mulheres, causa retardo mental. De forma geral, o grau de deficiência mental aumenta com o número de cromossomos X existentes.

Monossomias: um exemplo de monossomia humana pode ser a Síndrome de Turner, onde há falta de um cromossomo X no cariótipo feminino. Cerca de 1 em 2.500 bebês do sexo feminino têm esta aneuploidia. Também como a Síndrome de Klinefelter, a maturação sexual sofre marcantes anormalidades.



1.2.1- ANEUPLOIDIA DE CROMOSSOMOS AUTOSSÔMICOS


SÍNDROME DE DOWN (47,XY+21 ou 47, XX+21)

Prega Epicântica
Hipotonia
Língua protusa
Prega dos olhos orientais
Problemas cardíacos
Hiperflexibilidade das Juntas
Baixa estatura com ossos curtos e largos
Deficiência Mental moderada
Freqüência de 1/700 - 1/1000 nascidos vivos


SÍNDROME DE PATAU (47, XX +13 ou 47, XY +13)

Deficiência mental;
Surdez; Polidactilia
Lábio e/ou Palato Fendido
Anomalias Cardíacas
Ocorrência 1/10.000
88% morre no 1º mês só 5% sobrevive até o 6º mês




SÍNDROME DE EDWARDS (47,XX +18 ou 47, XY +18 )

Deficiência mental e crescimento
Hipertonicidade
Implantação baixa das orelhas
Mandíbula Recuada
Rim duplo
Ocorrência 1/6.000 nascimentos
5% a 10% sobrevive o 1º ano



1.2.2- ANEUPLOIDIA DE CROMOSSOMOS SEXUAIS


SÍNDROME DE TURNER (45, X0)

Desenvolvimento sexual retardado (indicando a necessidade de realização de análise cariotípica em adolescentes de baixa estatura que não apresentarem desenvolvimento das mamas até os 13 anos e apresentarem amenorréia primária ou secundária)
Geralmente estéreis ou subférteis
Baixa estatura;
Tendência a obesidade
Pescoço Alado
Defeitos Cardíacos
Ocorrência 1/2.500 - 1 / 10.000 nascimentos do sexo feminino


SÍNDROME DE KLINEFELTER (47, XXY)

· Homens subférteis
· Desenvolvimento de seios
· Timbre Feminino
· Membros alongados
· Desenvolvimento mental entre 85-90 em média
· Problemas comportamentais
· Ocorrência 1/1000 nascimentos do sexo masculino



SÍNDROME DO TRIPLO X (SUPER FÊMEA) 47, XXX




· fenotipicamente normais,
· Quase todos os casos resultam de erros na meiose materna.
· Fertilidade reduzida
· Dificuldade incicial de aprendizagem.
· Algumas pacientes podem ter convulsões epiléticas.
· Aumenta a propensão a psicoses, mas alguns autores avaliam a taxa de psicoses tipo esquizofrenia como sendo aumentada três vezes.









HOMENS DUPLO Y (SUPER-MACHO) 47,XYY

A maioria dos Homens com XYY fenotipicamente normais
Crescimento ligeiramente acelerado na Infância
Homens com estatura muito elevada
antigamente associada a comportamento anti-social, porém são relatados problemas comportamentais como distração, hiperatividade e crises de fúria na infância e início da adolescência, sendo que o comportamento agressivo usualmente não é problema e eles aprendem a controlar a raiva à medida que crescem.
Ocorrência 1/1.000 nascimentos do sexo masculino.



2- ALTERAÇÕES ESTRUTURAIS

DELEÇÃO - perda de um segmento do cromossomo
DUPLICAÇÃO - quando um segmento de um cromossomo apresenta - se duplicado
INVERSÕES - quando um segmento do cromossomo originado de duas quebras sofre rotação de 180° e é ressoldado. TRANSLOCAÇÃO - troca de segmentos entre cromossomos não homólogos.

SÍNDROME DO "MIADO DE GATO" 46, XX ou XY, 5p- (deleção no braço curto do cromossomo 5)




· Peso Baixo ao nascer, crescimento lento
· Deficiência mental
· Hipotonia
· Microcefalia
· Face Arredondada
· Hipertelorismo
· Choro como o miado do gato.
· 85% resultam de uma nova deleção.
· freqüência 1:50.000 nascimentos